dieta low carb

Dieta Low Carb vale a pena fazer ?

Famosa entre os adeptos a dietas, a dieta Low Carb têm ganhado o favoritismo de muitas pessoas, com seus rápidos resultados. 

Como o próprio nome diz, a dieta consiste no consumo de baixa quantidade de carboidratos. Isso envolve a ingestão quase nula de açucares. 

Como funciona a dieta Low Carb?

Quando ingerimos carboidratos e açúcar, nosso organismo transforma-os em energia. Porém quando essa quantidade não é controlada, e são ingeridos em grande quantidade, nosso organismo armazena para conseguir energia, transformando os carboidratos em gordura.

A principal regra da dieta consiste em cortar o uso de farinha branca, refrigerantes e como já mencionado, cortar o açúcar.

O açúcar auxilia o organismo no estoque de gordura, então não adianta diminuir os carboidratos, sem corta-lo.

É importante saber que cada pessoa têm um limite de quantidade mínima de carboidratos que pode ingerir, isso vai depender de cada organismo. Por isso antes de fazer qualquer dieta, que restrinja alimentos (o que também restringirá algumas vitaminas), marque uma consulta com seu nutricionista, dessa forma a dieta será adaptada ao seu cenário.

Vale a pena fazer a dieta Low-Carb

Se seu objetivo é emagrecer, qualquer dieta pode te proporcionar bons resultados a curto prazo, por isso a Low-Carb é extremamente recomendada, já tendo controlado o peso de milhares de pessoas. Porém é preciso que entenda suas necessidades a longo prazo, e com isso saiba qual dieta escolher.

Assim como qualquer dieta, a Low-carb não é uma receita de bolo. É claro que é necessário que todas as recomendações sejam seguidas à risca para emagrecer, mas antes disso a reeducação alimentar é extremamente mais importante, e deve andar de mãos dadas com qualquer restrição alimentar que planeje fazer em sua vida.

Não há resultado de dieta que dure para o resto da vida, sem a reeducação alimentar. Isso significa que, durante e depois do período estipulado para o início e o fim da dieta, é necessário manter uma boa alimentação, e assim seus resultados obtidos, serão a longo prazo. Caso contrário, o resultado da dieta será muito bom, mas logo será perdido (e isso serve para qualquer dieta).

efeito sanfona

Já ouviu falar do efeito sanfona?

Ao falar de dieta, é importante discutir o que a maioria das pessoas ignora, os processos a curto e longo prazo que envolver sua dieta.

O efeito sanfona é um dos efeitos colaterais de qualquer dieta.É algo que geralmente acontece com pessoas com pré-disposição, mas pode acontecer com qualquer um. Dietas como a Low-Carb que limitam o armazenamento de gordura, são um grande alerta para o nosso organismo, é por isso que se não houver reeducação alimentar, ao voltarmos a ingestão normal de carboidratos, nosso sistema irá armazenar mais gordura do que fazia antes, afim prevenir sua falta. Ou seja, mais armazenamento de gordura, o que acarretará a perca rápida dos resultados conquistados.

Por isso sim, vale a pena fazer a dieta Low-Carb, unida ao processo de reeducação alimentar. Dessa forma, além de manter os resultados desejados, manterá sua saúde nivelada.

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.