frutas e suas estações

Frutas e sua relação com as estações do ano

Quando pensamos em uma dieta saudável, rapidamente podemos associar a reeducação alimentar a uma maior ingestão de frutas, afinal elas são fontes preciosas de vitaminas e minerais. Além de é claro, serem naturalmente deliciosas e refrescantes.

Mas, obviamente, isso não é novidade para ninguém, tanto que as pessoas que estão comprometidas com uma alimentação saudável, já sabem que devem sempre colocar frutas em sua dieta, muito para não ficar na rigidez total que uma dieta pode entregar. O que muitas pessoas podem acrescentar a sua dieta é que é possível escolher frutas que sejam mais indicadas para determinadas estações do ano, garantindo que as frutas consumidas sejam muito mais saudáveis e de forma mais orgânica.

É importante destacar que não é porque uma fruta é considerada orgânica que necessariamente ela foi produzida sem agrotóxicos, muito pelo contrário, esse é um pequeno detalhe que engloba muito mais a produção de tais frutas.

Trocando em miúdos, para que um produtor receba a sua certificação de produtor orgânico de frutas ele precisa passar por algumas medições e atender certos requisitos. Portanto tratar do solo e prepara-lo da melhor maneira possível é somente um inicio do todo. Além disso ele precisa apresentar um plano de manejo eficiente das pragas e garantir a melhor forma de transporte e armazenamento e, por fim, garantir que as práticas que ele realiza são transformadas em ações positivas tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente.

Frutas Orgânicas

Frutas Orgânicas

Portanto, ao entregar uma fruta que tenha representatividade dentro do meio ambiente, uma fruta cultivada de forma orgânica precisa ser consumida, preferencialmente fresca, sendo que dessa forma ela garantirá todo o seu potencial nutricional.

Aqui o produtor precisa entender que a ideia por trás da agricultura orgânica é de valorizar a produção local e, dessa forma, é preciso que o produtor respeite a sazonalidade dos alimentos, respeitando o período de plantio e de colheita, fazendo com que ele ocorra de forma natural. E aqui é que entra a não utilização de produtos químicos sintéticos para acelerar a profusão e fazer com que o fruto seja produzido fora de sua época.

frutas-e-suas-estacoes-do-ano

Frutas pelas estações do Ano

Se você pretende fazer uma dieta mais balanceada, incluído frutas da estação é importante saber que existe uma grande quantidade de frutas que crescem em diferentes estações do ano. Vamos conhecer.

Primavera – Nessa estação do ano, temos abacaxi, acerola, amora, banana, caju, coco, jabuticaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pêssego e pitanga

Verão – Para o verão é recomendado consumir abacaxi, abacate, acerola, ameixa, banana, carambola, caju, coco, figo, goiaba, graviola, laranja, limão, lichia, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pera, pêssego, pitanga e uva.

Outono – no outono podemos optar por abacate, banana, caqui, coco, figo, goiaba, graviola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, pera e uva.

Inverno – e no inverno é possível colocar em sua dieta banana, carambola, caju, caqui, coco, kiwi, laranja, maçã, morango e uva.

Portanto, ao conhecer as frutas que são típicas em determinadas estações do ano, você pode garantir uma dieta muito mais saborosa e de qualidade, além de contribuir com o meio ambiente.

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.