A modificação da estatura dos pássaros

A modificação da estatura dos pássaros

Estatura dos Pássaros – Um estudo realizado nos Estados Unidos envolvendo 52 espécies de aves migratórias no período dos últimos 40 anos constatou que 49 delas estão se tornando cada vez menores.

Esse estudo realizado durante os anos de 1978 e 2016 e conduzido por diversos pesquisadores associados a Universidade de Michigan e do Museu Field de História Natural trabalharam com uma questão bastante diferente, que envolvia recolher, medir e pesar cadáveres de passarinhos que morriam ao colidir com os grandes arranha-céus de Chicago.

Apesar do estudo ter acontecido em Chicago, estima-se que por ano 600 mil aves acabam morrendo por esse motivo por todos os Estados Unidos. E ao tentar entender e mensurar o motivo de tal fenômeno é que os pesquisadores encontraram alguns dados bastante surpreendentes.

A análise envolvendo mais de 70 mil indivíduos, mostrou que das 52 espécies catalogadas, 49 delas ficaram menor ao longo do tempo. Porém em 40 delas, a “envergadura” aumento, indicando que apesar de menores, as suas asas ficaram mais compridas com o passar do ano.

O dado que mais chamou atenção dos pesquisadores é que no decorrer dos 40 anos, o tamanho do osso inferior da perna dos pássaros (Tarso) – osso utilizado para medir o tamanho – regrediu em média 2,4% e no mesmo período a amplitude das asas aumentou 1.3%.

Por mais que imaginamos que a tendência a essa mudança pode ser para que os pássaros adquiram maior mobilidade para voar por entre os prédios, não foi essa o resultado inicial encontrado pelos pesquisadores.

Segundo o Brian Weeks, um dos pesquisadores que conduziram esse estudo, essa tendência apresentou uma consistência bastante surpreendente e, indo além, foi ainda provado que esse padrão de redução do tamanho mais aumento da envergadura dos pássaros é associado ao aquecimento global.

Parece algo contraditório, mas os resultados mostraram que o aumento da temperatura é que influenciam diretamente essas mudanças específicas, sendo que a redução do tamanho é bastante relacionada com a temperatura.

temperatura

Qual o motivo para a temperatura afetar o tamanho dos pássaros?

A hipótese que corrobora essa ideia é que essa relação acontece devido a uma adaptação evolutiva, uma vez que animais menores apresentam, de forma geral, uma maior capacidade de reter menos calor ambiental. Portanto, em um planeta mais quente, essa tendência ao tamanho reduzido se torna uma vantagem.

Já o aumento do tamanho das asas acontece devido a compensação a perda de massa corpórea, ou seja, pássaros que apresentem assas mais longas conseguem ficar mais tempo em voo e gastando muito menos energia, ou ainda voar por distâncias maiores com muito menos esforço.

Pensando somente no aspecto evolutivo, pássaros menores e com asas mais longas conseguiam transmitir melhor a sua carga genética, sendo que estes conseguiam sobreviver e cuidar melhor de sua prole. Em resumo, pássaros menores conseguem uma maior eficiência no momento de voar o que acarreta uma maior chance de sobreviver. E como os menores conseguem ter uma maior chance de sobreviver, essas características são passadas aos seus descendentes que também passaram aos seus descendentes.

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.